Menu

História

O Futebol de Saco, ( também referido pelo acrônimo Futsac) é uma modalidade de esporte criada em Curitiba no Paraná pelo curitibano Marcos Juliano Ofenbock.

Marcos Juliano começou a desenvolver o esporte em 2002, a idéia veio em 1998 em um intercâmbio na Austrália quando conheceu o Footbag , um esporte em que a pessoa faz malabarismos com os pés, com uma pequena bolinha cheia de pequenos grãs plásticos.

No Brasil, Marcos Juliano começou a adaptar a bolinha de Footbag para um jogo mais competitivo e inicialmente batizou o esporte de Footsack, termo este que viria a abrasileirar-se como Futsac inclusive começou a costurar as primeiras bolinhas de Futsac.

O Futsac é uma mistura de Futevôlei, com Tênis e Futebol e praticado com uma pequena bolinha recheada de plástico granulado reciclado, em uma quadra que mede 10 metros x 5 metros, com uma rede divisória de 1,5 metro de altura.

O objetivo é derrubar a bolinha no campo adversário, e não pode ser utilizado as mãos, é permitido usar os pés, pernas, tronco e cabeça para tocar na bolinha. São disputados 3 sets até 21 pontos.

O primeiro campeonato de Futsac aconteceu em 2007 em Curitiba no PR.

No ano de 2008 o Futsac foi reconhecido pela prefeitura de Curitiba, como um esporte oficialmente criado na cidade e o primeiro campeonato nacional foi realizado com atletas do Paraná e Santa Catarina.

Em 2009 foi criada a Federação Paranaense de Futsac - FPFSAC e o esporte começou a ser mais difundido na cidade de Curitiba.

Em 2010 foram construídas as primeiras quadras públicas de Futsac no Parque Barigui em Curitiba.

Em 2011 foi realizada uma cerimônia oficial nestas quadras públicas para reconhecimento do Futsac como um esporte oficialmente Paranaense.

Em 2013 foram oficialmente criadas a Federação Catarinense de Futsac – FCFSAC, com desde em Itapema/SC e a Federação Gaúcha de Futsac – FGFSAC, com sede em Lajeado/RS.

No final de 2013 foi criada a Confederação Brasileira de Futsac - CBFSAC, com sede na cidade de Curitiba.

A cerimônia de oficialização do Futsac aconteceu na praça Oswaldo Cruz, em Curitiba no dia 29 de março de 2014, aniversário da cidade. Contou com a presença do Prefeito de Curitiba Gustavo Fruet; do Secretário de Estado de Esporte e Turismo, Evandro Roman; do Diretor de Futebol do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde; do Presidente do CREF9/PR Antonio Eduardo Branco; dos Vereadores Felipe Braga Côrtes e Cristiano Santos, além dos Presidentes das Federações e Confederação de Futsac.

O Futsac se tornou o primeiro esporte da história criado no estado do Paraná.

Link do Ministério do Esporte: http://www.esporte.gov.br/index.php/noticias/24-lista-noticias/47166-curitiba-recebe-setima-edicao-do-campeonato-brasileiro-de-futsac

Link do Conselho regional de educação física do Paraná: http://www.crefpr.org.br/?p=6241

historiapessoal

FUTSAC

 

Idioma:
en fr it pt es
www.FUTSAC.com